Skip Navigation

Select Language

Cambar, ângulo de avance e convergência ou divergência numa pista oval

Enquanto membro da NASCAR®, já viu de que forma os pneus e as rodas dos automóveis de corrida NASCAR® são verificados após cada corrida. Estas verificações incluem a garantia de que as rodas estão consistentemente alinhadas uma com a outra e otimizadas para o máximo de contacto com a superfície da estrada.

No entanto, existem algumas diferenças na forma como as rodas devem ser orientadas (isto é, cambar, ângulo de avance e convergência ou divergência) no seu automóvel particular e num automóvel de corrida NASCAR®. De facto, estas diferenças vão ainda mais longe na NASCAR®, uma vez que a orientação da roda se altera consoante o tipo de pista na qual decorrerá a corrida.

Segredos da pista NASCAR®

Antes de avançarmos, aqui fica um breve lembrete sobre o que é cambar, ângulo de avance e convergência ou divergência:

  • Cambar: um cambar negativo ajuda a aumentar a tração, em particular nas curvas mais apertadas. Um cambar de zero graus desgasta os pneus de forma mais equilibrada, mas não tem um desempenho tão bom nas curvas.
  • Ângulo de avance: um ângulo de avance positivo ajuda a estabilizar o veículo em altas velocidades, aumentando a inclinação do pneu durante as curvas e os esforços de direção.
  • Convergência ou divergência: Uma convergência ou divergência negativa aumenta a capacidade para curvar, com um ângulo da roda interior mais agressivo em direção à curva. O raio mais curto de viragem da roda interior puxa o veículo para a curva. No entanto, isto diminui a estabilidade em linha reta. Uma convergência ou divergência positiva é o ideal para uma condução em linhas retas longas com poucas curvas ou curvas suaves.

Corridas em pistas ovais

A condução numa pista oval é diferente de qualquer outra pista NASCAR® (ou na estrada, no seu automóvel particular). Para começar, o piloto está sempre a virar para a mesma direção em vez de ser capaz de virar para a esquerda e para a direita, facto que tem um impacto imediato sobre a necessidade de alinhar as rodas para a corrida.

Numa corrida oval NASCAR® os automóveis de corrida apenas curvam para a esquerda. Isto significa que as rodas direitas estão sempre no exterior da curva e por esse motivo os mecânicos NASCAR® utilizam um cambar negativo nessas rodas. As rodas do lado esquerdo ficam no interior da curva e por isso utilizam um cambar positivo. A combinação de um cambar positivo e negativo concede a solução de curva ideal para uma pista oval, maximizando a velocidade em curva e otimizando a tração e a estabilidade durante a mesma.

A próxima questão a considerar é o ângulo a ser usado. Isto depende de alguns pequenos fatores, como a inclinação da pista (curvas inclinadas para o interior) e pode ser difícil encontrar o equilíbrio correto.

Para utilizar o Euro NASCAR® Oval World Challenge como exemplo, a pista em Tours tem uma inclinação com um ângulo de 9° e por isso os automóveis de corrida não necessitam de cambar muito. No entanto, descobrir a quantidade certa de inclinação é um desafio. Muito pouco e o piloto não beneficiará dos diferentes círculos de viragem das rodas esquerdas e direitas. Se for demasiado, o piloto perderá tração nas retas, reduzindo a aceleração e o poder de travagem quando o automóvel não estiver a curvar. O cambar excessivo provoca também desgaste nas extremidades inferiores dos pneus dos automóveis de corrida durante a condução em reta, provocando rebentamentos.

É, por esse motivo, melhor ser cuidadoso com o cambar ou deixar essa preocupação para trás? Iremos ver no NASCAR® Oval World Challenge em Tours a 30 de junho e 1 de julho. Está pronto para a excitação começar?

Os membros da NASCAR®

Continuar a viagem com os membros da NASCAR®.

Descubra o mundo dos membros da NASCAR® e tenha acesso a conteúdos exclusivos, entrevistas fantásticas com lendas e visionários NASCAR® e muito, muito mais. Leia mais aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS


A NASCAR explicou


Ler mais


Comparar os princípios da direção: automóveis e motociclos


Ler mais


Descubra todos os princípios do alinhamento de um automóvel


Ler mais


Porcas zincadas e com flange, lubrificante sintético e anéis de vedação metálicos


Ler mais