Select Language

Tudo
aquilo que precisa de saber sobre o bump steer

De forma simples, o bump steer é o que acontece quando as rodas se guiam a si mesmas sem qualquer movimento do piloto ou do volante.

Como é possível? Simples: a condução sobre lombas na estrada pode empurrar as suas rodas para cima, fazendo com que mudem de direção. Um bump steer excessivo pode aumentar o desgaste dos pneus e dificultar o controlo do seu automóvel em estradas irregulares. Qual é a ligação entre o bump steer e a NASCAR®? Em cada curva da pista de corridas existe uma berma em pedra, ligeiramente elevada em relação ao alcatrão para criar uma lomba que afeta a direção. Ao seguir a trajetória ideal, um automóvel de corridas irá tocar na berma em pedra em cada uma das curvas, tornando o bump steer um elemento muito importante a considerar.

Bump steer e o seu automóvel

É impossível eliminar por completo o bump steer. Em vez disso, as barras de direção e suspensão dianteira da maioria dos automóveis modernos estão concebidos para reduzir de forma significativa este impacto. Isto significa que se fizer qualquer trabalho na suspensão do seu carro (ou o seu mecânico), deve certificar-se que tudo está bem aparafusado, os pontos de articulação especificamente calculados estão todos corretos e as suas rodas alinhadas conforme recomendado no manual do proprietário, caso contrário, poderá ser criado um bump steer indesejado.

Adicionalmente, é importante utilizar as peças corretas assim como as respetivas dimensões. Por exemplo, a barra de direção tem de percorrer o mesmo arco que a suspensão quando o automóvel se encontra em movimento. Para tal e para minimizar o bump steer, é essencial uma correspondência entre os comprimentos e os arcos.

O que isto significa na prática é que a linha central da barra de direção exterior necessita de estar alinhada com a linha central da rótula inferior e a barra de direção interior deverá alinhar com o ponto de rotação inferior. Isto garantirá que o comprimento e o ângulo da barra de direção e de suspensão são iguais, minimizando o bump steer. Caso tenha dúvidas sobre o bump steer e o alinhamento das rodas, contacte o seu mecânico certificado.

Bump steer e a NASCAR®

O bump steer é normalmente medido em graus de direção por metro do movimento ascendente ou em graus por pés. Os valores típicos situam-se entre os 2 e os 10 graus por metro para as rodas dianteiras.

Para medir o bump steer num automóvel de corridas, é utilizado um medidor de bump steer de qualidade. Um manômetro de um só ponteiro é mais simples de usar uma vez que toda a informação está disponível de uma só vez. Um manômetro de dois ponteiros por vezes necessita de duas pessoas para estarem atentas aos indicadores, especialmente se o bump estiver desajustado.

Antes de serem efetuadas as medidas, o automóvel de corrida é preparado: a suspensão dianteira está completa; todos os componentes estão apertados e na posição correta; e a suspensão está ajustada às condições esperadas de pista.

Um automóvel de corrida tem como objetivo correr com 0,005 a 0,015 de bump out e nunca permitir que pneus cometam bump in. Isto é porque o bump out pode tornar o automóvel mais estável nas curvas, enquanto que o bump in pode ser imprevisível. Se necessários, são efetuados alguns ajustes (isto é, alguns milímetros de cada vez).

Membros da NASCAR®

Continuar a viagem com os membros da NASCAR®.

Descubra o mundo dos membros da NASCAR® e tenha acesso a conteúdos exclusivos, fantásticas entrevistas com lendas e visionários NASCAR® e muito, muito mais. Leia mais aqui.

Tag: Blog-news, Article Category, MOOG
Compartilhar

ARTIGOS RELACIONADOS


A NASCAR explicou


Ler mais


Comparar os princípios da direção: automóveis e motociclos


Ler mais


Cambar, ângulo de avance e convergência ou divergência numa pista oval


Ler mais