Skip Navigation

Select Language

A NASCAR® explicou

Nada bate o entusiasmo NASCAR®! Desde o momento em que o primeiro automóvel passa por si a alta velocidade até à bandeira de xadrez final, é pura adrenalina. Mas o que é que sabe da história da NASCAR®? O que torna os automóveis NASCAR® tão especiais? O que pode esperar de um fim-de-semana NASCAR®? Como são adicionados os pontos? Quais são os diferentes campeonatos?

História da NASCAR®

Desde a sua primeira corrida há mais de 70 anos, a NASCAR® tornou-se o principal desporto motorizado do mundo e um dos melhores desportos nos EUA, ao lado da NFL e da NBA. Todos os anos ocorrem mais de 1200 corridas NASCAR® em todo o mundo, apoiadas por mais de 75 milhões de fãs apaixonados apenas nos EUA. Desde o seu lançamento em 2009, a NASCAR Whelen Euro Series™ tornou-se na série de rápido crescimento do desporto, atraindo mais de 150 000 fãs por ano e transmitido em 190 países. Vai assistir à próxima corrida europeia?

Automóveis NASCAR Whelen Euro Series™

Com a NASCAR Whelen Euro Series™, tudo se resume à habilidade do piloto e do chefe de equipa. Como é que sabe isso? Ora bem, cada piloto tem um automóvel NASCAR Whelen Euro Series™ praticamente idêntico – seja ele um Chevrolet, Ford ou Toyota – com motor V8 de 5,7 litros e 400 cavalos de potência. Cada automóvel dispõe de tração traseira, pesa 1210 kg e tem uma velocidade máxima de 250 km/h. São utilizadas as mesmas peças em todos os automóveis, com os principais componentes selados. Por outras palavras, as principais diferenças residem no piloto e na sua capacidade, e como o chefe de equipa prepara o carro.

Fim-de-semana NASCAR Whelen Euro Series™

Fim-de-semana NASCAR Whelen Euro Series™ é entusiasmo do princípio ao fim. A diversão começa na sexta-feira, com as inspeções aos automóveis e duas sessões de treinos para os pilotos. O sábado começa com as sessões de qualificação e superpole para determinar a posição de partida na grelha, seguida da Corrida 1 para Elite 1 e da Corrida 1 para Elite 2 (ambos com 65 km de distância). E no domingo temos a Corrida 2 para Elite 1 e Elite 2 (novamente 65 km de distância). Entre as corridas, ocorrem passeios pela grelha e pelas boxes, uma atmosfera NASCAR® única com entretenimento em redor da pista, um paddock aberto aos fãs para que possam conhecer os pilotos e as equipas, ver os automóveis e os heróis de perto, sessões de autógrafos e experiências de condução para 2 pessoas.

Pontos

Em cada NASCAR Whelen Euro Series™, o piloto que consegue o primeiro lugar recebe 40 pontos, o segundo classificado recebe 35, o terceiro 34, o quarto 33 e assim sucessivamente até ao piloto que fica em último lugar que recebe apenas 1 ponto. Estes pontos são acumulados ao longo da série para determinar a posição final dos pilotos e das equipas. Os dois últimos eventos do calendário constituem os "playoffs" com pontos duplos disponíveis (80 para o vencedor, 70 para o segundo classificado, 68 para o terceiro e por aí sucessivamente) tornando-as nas corridas mais entusiasmantes do ano no NASCAR Whelen Euro Series™. Quatro pontos adicionais (8 nos "playoffs") vão para o piloto que consiga subir mais posições em cada corrida, destacando assim as ultrapassagens e a vontade de vencer do piloto.

As corridas NASCAR Whelen Euro Series™ estão divididas em dois níveis de campeonato – Elite 1 e Elite 2 – para além do campeonato por equipas e vários troféus e taças. Vencer um título ou um troféu no NASCAR Whelen Euro Series™ é a melhor oportunidade para os pilotos europeus competirem na NASCAR® nos EUA.

Elite 1

Quando entram no NASCAR Whelen Euro Series™, os pilotos são divididos por um conselho em três categorias – ouro, prata e bronze – com base no seu currículo e experiência. O campeonato NASCAR® Elite 1 está aberto a todos os pilotos. Dentro da divisão Elite 1, existem dois troféus para vencer:

  • Troféu Junior – para todos os pilotos com idade igual ou inferior a 25 anos
  • Troféu Challenger – para pilotos não profissionais

Elite 2

O campeonato NASCAR® Elite 2 está limitado a apenas pilotos prata e bronze. Tal como na divisão Elite 1, existem também vários troféus para vencer no campeonato Elite 2:

  • O Troféu Legend – para os pilotos com idade igual ou superior a 40 anos
  • Taça Rookie – para pilotos jovens que fazem a sua estreia na Série
  • Taça Lady – para todas as pilotos femininas

Campeonato de equipas

O campeonato de equipas baseia-se nos pontos recolhidos por cada automóvel nas divisões Elite 1 e Elite 2.

Taça Nations

Uma estreia para a temporada 2018, a Taça Nations visa celebrar a grande variedade de nações representadas pelos pilotos NASCAR Whelen Euro SeriesTM. Na abertura da época  de 2018 em Valência, Espanha, competiram mais de 60 pilotos de 19 países na série europeia. A Taça Nations premiará medalhas de ouro, prata e bronze aos três países com o maior total de pontos de cada fim-de-semana.

NASCAR® e MOOG®

A NASCAR® exige os componentes de maior qualidade. Sabia que desde 1966, não é coincidência que todos os 22 pilotos vencedores de campeonatos tiveram uma coisa em comum – a MOOG como marca de direção e suspensão. Com um desempenho e durabilidade comprovados, uma marca levou consigo todos os campeões NASCAR®. E pode experienciar as componentes de qualidade premium MOOG no seu automóvel. A MOOG oferece uma gama completa de componentes duradouros e fáceis de instalar que são desenhados, fabricados, testados e validados segundo os padrões de fabricante de equipamento original para o melhor desempenho. Descubra mais aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS


Bump steer: tudo aquilo que precisa de saber


Ler mais


Comparar os princípios de direção: automóveis e motociclos


Ler mais


Cambar, ângulo de avance e convergência ou divergência numa pista oval


Ler mais